quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Vendedores e o e-commerce = Dinossauros e Meteoros

Há algum tempo atrás quando a internet começou a tomar corpo e as empresas começavam a utilizar a nova ferramenta para comercializar seus produtos e serviços através do e-commerce, muitos vendedores me abordavam com o seguinte questionamento: “Será este o fim da carreira de vendedor ? “

A preocupação da classe se prendia ao fato de que a partir de então, os clientes poderiam encontrar os produtos e os melhores preços em um simples clique.

Acabei por preparar uma palestra para explicar aos vendedores que a profissão não acabava ali, mas que estava passando por um grande processo de mudanças.

O que me supreende é que ainda hoje, temos vendedores que se sentem ameaçados pela internet e afirmam ser esta ferramenta uma grande concorrente.

Para ilustrar o assunto, gosto de fazer uma analogia ao tempo em que os dinossauros habitavam o planeta terra.
Eles eram grandes, fortes e dominavam o planeta. Nada parecia ameaçar seu reinado. Até que um meteoro colocou um ponto final em sua existencia. A morte dos dinossauros permitiu que outros seres tivessem a oportunidade de se desenvolverem e evoluir.

A internet é o meteoro que caiu sobre a terra e mudou toda a situação do planeta. Trouxe muitas mudanças na relação cliente /vendedor .

Estudos da Intel mostram que 64% dos internautas pesquisam na internet, antes de comprar pessoalmente e o twitter transformou-se em uma eficaz ferramenta de aproximação das empresas com os clientes.

Os dinossauros são os antigos vendedores que só vendiam preço e prazo de entrega, os famosos tiradores de pedido.

Estes, certamente foram extintos e a nova espécie que surgiu e vem evoluindo no lugar da extinta é o vendedor consultivo.

Aquele que sabe ouvir e entender as necessidades do cliente, não pratica “empurroterapia” . Ele é um profissional de vendas que visa manter um relacionamento contínuo com o cliente , vende soluções e não simplesmente produto e preço.

Se você é vendedor, pense nisso, tire proveito das mudanças para não ser extinto.

Invista em sua carreira , profissionalize-se e

Bons Negócios !

WWW.pinaconsultoria.com.br

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Chegou 2010 !


Muitos de nós estávamos ansiosos pelas festas de final de ano. Alguns, porque teriam oportunidade de descansar um pouco, outros, porque finalmente terminava um ano que financeiramente não deixou muitas saudades e outros ainda, pelos dois motivos.
Pois é. As festas chegaram e já se foram. Tão rapidamente, quanto passou o ano de 2009 e certamente não será diferente com 2010.
Neste ano que se inicia teremos Copa do Mundo, eleições Presidenciais e os já habituais feriados que na sua grande maioria resultarão em pontes.
Todas as previsões são muito otimistas e dizem que o Brasil deverá apresentar um elevado crescimento econômico.

Porém, meu recado aos leitores é o seguinte: não pensem que pelo fato das previsões serem favoráveis, não será necessário trabalhar duro, para atingir os resultados esperados.
A expectativa é que o ano seja, de fato, bem positivo. Todavia, se você não for à luta, dificilmente colherá bons frutos.

Então, aproveite a boa maré e comece o ano com muito trabalho, de forma organizada e planejada.
E vale um conselho: não se esqueça de investir em si próprio!

Feliz 2010 !!!

Pina Seminara Boffa